quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Conjuntivite em crianças!

Oi meninas..hoje vou falar de um assunto chatinho..que todos devem ter ouvido falar..ou até mesmo ter pego: A famosa Conjuntivite.

O que é Conjuntivite?
É a sensação de ter grãos de areia no olho, provocando irritação e coceira.A Conjuntiva é uma delicada membrana que cobre a esclerótica (o chamado "brando do olho")e a parte interna das pálpebras. Começa a inflamar causando vermelhidão e dores.Por vezes o olho fica pegasojo e com crostas, principalmente pela manhã,alterando as feições da pessoa atingida. Fonte* 
À medida que o sistema imunológico da criança tenta combater a infecção, o olhos dela poderão lacrimejar ou ficar cheios de secreção (remela e casquinhas). Fonte*

Miguel semanas atrás pegou essa coisinha chata., foi assim... ele tava muito doentinho de gripe alérgica ( já comentei com vocês que o tempo aqui de Brasília é todo doido, então não tem quem adoeça!) então, já estava tomando uns 3 ou 4 remédios pra alergia, e um certo dia a noite, cheguei do trabalho e notei o olhinho dele bem inchadinho e vermelho, pensei logo que estava com febre né?! Medi a temperatura e estava meio febril, dei um bainho nele e ele logo dormiu. No outro dia saí bem cedo e ele ainda estava dormindo, quando foi umas 09:30 o marido me liga, falando que Miguel acordou com o olho todo grudado, inchado e bem vermelho, marido pensou logo na Conjuntivite.Nesse dia Miguel não foi pra escola, e foi logo ao oftalmologista (achei mais apropriado do que seu pediatra) e confirmado. Telel estava com Conjuntivite! 

Causas de conjuntivite em crianças
 Conjuntivite em recém nascidos: 
Em crianças muito pequenas (entre 1 e 2 dias de vida) a principal causa de irritação ocular é a chamada conjuntivite tóxica ou química, que ocorre por irritação aos colírios usados na maternidade. Como regra geral, em toda maternidade, os pediatras pingam uma gota de colírio para evitar infecção nos olhos (geralmente colírio de nitrato de prata) e isso pode irritar os olhos, como se fosse uma conjuntivite. É leve e passageira.
 Conjuntivite em crianças de 3 a 7 dias
Nesses casos a principal causa de conjuntivite é infecção por um germe chamada neisséria gonorrhoeae (ou gonococo), e por isso é chamada de conjuntivite gonocócica. É um forma grave, com muitas secreção tipo pus e que precisa ser tratada com antibióticos porque pode deixar sequelas na visão.
 Conjuntivite em crianças de 10 a 14 dias:
Nessa idade a principal causa de conjuntivite é infecção por um germe chamado clamídia. Embora menos grave que a gonocócica, a conjuntivite por clamídia também precisa ser tratada com urgência e com medicamentos específicos. As vezes pode ser confundida com a conjuntivite gonocócica.
 Conjuntivite em crianças acima de 1 ano:
Nesses casos, a principal causa de conjuntivite é a mesma da conjuntivite nos adultos, ou seja, os vírus e depois as bactérias. Em geral, o adenovírus é o mais comum.

Até os 6 anos uma bactéria muito comum como causa de conjuntivite em crianças é o hemófilos. Em adultos, o hemófilos praticamente não causa problema algum mas em crianças pode causar infecções nos olhos, nos ouvidos, no pulmão...Fonte*

Graças a Deus a do Miguel foi bem mais simples..e não teve essas outras complicações...Imagino que Miguel pegou Conjuntivite na escolinha pois aqui em casa e nos avós ninguém pegou nos últimos meses! 

Como a criança pega conjuntivite ? 
A transmissão da conjuntivite ocorre por contato com outras pessoas contaminadas. Ou seja, se a criança tiver contato com outras crianças ou com adultos com conjuntivite poderá se contaminar. Da mesma forma, os adultos (principalmente os pais, os avós e a babá) que tem contato próximo com a criança correm um grande risco de pegar a conjuntivite. Fonte*

O médio passou um colírio para usar nos dois olhos duas vezes ao dia por sete dias (não estou com o nome agora), pediu que lavasse bastante com soro fisiológico e ter os cuidados básicos necessários.

Tratamento da conjuntivite para crianças
Em geral, o tratamento da conjuntivite em crianças não difere muito da conjuntivite nos adultos. Deve-se evitar usar antibióticos sem necessidade, procurar sempre o oftalmologista (médicos pediatras não são os mais indicados para avaliar esses casos) e evitar transmitir a doença para outras pessoas.
Não existe um colírio para conjuntivite que seja milagroso e resolva todos os casos rapidamente. Na maioria dos casos só é necessário usar colírios lubrificantes, lavar com soro fisiológico, fazer compressa gelada se o olho estiver inchado e analgésicos se necessário.
Somente nos casos de conjuntivite por bactérias (que são mais raros) é necessário usar antibióticos.
Já nos casos de conjuntivite em recém nascidos por gonococo ou clamídia (ver texto acima) o tratamento é mais severo, devendo usar antibióticos por via oral e em alguns casos até internar no hospital.Fonte*

Cuidados básicos porém necessários:
• Não deixar a criança coçar os olhos.Compressas frias são eficientes para atenuar a coceira e demais sintomas.
• Limpar a parte externa dos olhos com um algodão molhado em água fervida, soro fisiológico.
• Reforçar a alimentação da criança com um cardápio rico em Vitamina C.
• Pedir o afastamento da criança da escola por, pelo menos, uma semana (quando contagiosa). O oftalmologista poderá fornecer um atestado médico.
• Evitar que a criança pratique exercícios físicos excessivamente. Repouso é fundamental.
• Lavar as mãos da criança com água e sabão freqüentemente.•Trocar as toalhas e fronhas (que devem ser usadas apenas pela criança) diariamente.•Não permitir banhos de banheira, piscina ou de mar.
• Evitar que a criança beije ou cumprimente com as mãos, caso a conjuntivite seja contagiosa.Fonte*

Atenção: 
Leite Materno não é bom para tratar conjuntivite não há a menor razão para fazer isso. Se você está com conjuntivite,não use qualquer produto sem recomendação médica, a não ser soro fisiológico a 0,9% Fonte* 


Lembre-se: Não faça auto medicação. Não use colírios recomendados pelo balconista da farmácia ou pelo amigo ou vizinho. Principalmente em crianças. Procure sempre um médico


Miguel não foi a aula durante uma semana, e passado esses dias  já estava melhorando, hoje já não tem mais nada, a dó foi ter que usar o colírio nele, pois com tanto de remédio usando, ele já estava super agoniado com o olhinho dodói. Quando ia dar os remédios ele falava assim: "Do olho não tá mamãe?" Ont gente que dó!! Mais era preciso então..
Bom mamães é isso aí, espero que tenha ajudado, pois não imaginava que Miguel ia pegar isso tão cedo, e tinha minhas dúvidas se o tratamento em crianças era o mesmo. Então, foi isso.



Meu Tetelzinho dodói..com olhinhos inchados... 



Fotos tiradas pelo papai, pra mamãe aqui ver de lá do trabalho, foi no primeiro dia,
 depois piorou.

Beijinhos carinhosos !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário